quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

"Ciclo de Escrita"

Realizámos um "Ciclo de Escrita" no âmbito da Formação do Programa Nacional do Ensino do Português - PNEP, relacionado com o "Computador".
Fizemos uma "Chuva de Ideias", em que cada um de nós disse palavras relacionadas com o tema.





Lemos e analisámos um texto informativo sobre o computador, que a professora distribuiu, para ficarmos a saber mais...


Texto Informativo

“ O Computador”

Denomina-se computador uma máquina capaz de variados tipos de informação ou análise de dados.
O computador pode ser classificado pelo seu tamanho. O maior é o mainframe, o médio o minicomputador e o mais pequeno é o microcomputador. Há computadores de mesa de secretária, portáteis e de mão.
Segundo estudos realizados, a maioria dos portugueses utiliza o computador, sobretudo os jovens e estudantes.
O computador é uma ferramenta muito importante pois permite fazer o processamento de textos, efectuar cálculos, armazenar dados, fazer desenhos, trabalhar imagens e fotografias, entreter e informar.
O computador, ou melhor, a internet e o messanger (MSN) podem trazer muitas vantagens, mas também desvantagens. Podemos facilmente trocar mensagens, contactar com amigos, ver as pessoas enquanto falamos com elas, fazer compras e enviar arquivos. No entanto, perde-se muito tempo com conversas, muitas vezes com pessoas desconhecidas e que se podem tornar perigosas.
A internet contém informações e imagens que não são recomendáveis e muitas vezes os jogos são violentos e podem viciar. Muitas crianças e jovens gastam o seu tempo livre sentados à frente do computador, enquanto antigamente brincavam ao ar livre, praticavam desporto, liam e conversavam.
O computador deve ser usado com cuidado e moderação, já que pode provocar problemas de saúde: visão, coluna, obesidade, para além de criarem dependência e isolamento.

(Adaptado - pesquisas efectuadas no Google)





Completámos a "Chuva de ideias" com as palavras novas que aprendemos e elaborámos um Mapa Conceptual, para organizar as ideias.




Dois a dois, escrevemos um texto sobre o tema em estudo. Depois de lidos, escolhemos o texto da Leonor e da Carolina, porque achámos que era o mais completo e organizado.

Analisámos o texto escolhido e fizemos algumas alterações: corrigimos os erros, verificámos se focava todos os aspectos registados no Mapa Conceptual.

Depois de trabalhado, o texto ficou assim:

"O Computador"

O Computador é uma máquina, um instrumento ou uma ferramenta rápida.

Os tipos de computador são: o mainframe que é o maior, o minicomputador, que é o médio, e o microcomputador que é o último, porque é o mais pequeno.

Este intrumento serve para trabalhar, jogar, ler e pesquisar.

Tem vantagens que são: falar com as pessoas, comunicar com os amigos, fazer compras pela net, enviar e-mails e ver os amigos pela câmara.

Tem também desvantagens e perigos que são: jogos violentos, viciar, provocar vírus, comunicar no MSN com pessoas desconhecidas, consultar sites não recomendáveis, provocar isolamento, dependência e problemas de saúde: visão, dores de coluna ao estar sentado durante muito tempo, obesidade porque comemos e não fazemos exercício e isolamento da família e dos amigos.

O computador é utilizado por todos os portugueses!

Gostámos muito de fazer este trabalho porque:

- aprendemos "coisas" que não sabíamos sobre o computador;

- o Mapa dá ideias para fazer melhor o texto;

- o Mapa ajuda a organizar o texto;

- se não tivessemos o Mapa, não sabíamos bem o que íamos escrever.

Alunos do 3º e 4º anos.

Professora Manuela

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Opiniões sobre a história "Bosque das Sombras" contada pela professora Adelaide Ferreira.

"No dia 14 de Janeiro veio a nossa escola uma professora divertida, imaginativa, brincalhona, simpática, chamada professora Adelaide, contar a história "Bosque das Sombras". Ela contou optimamente a linda história enquanto fazia gestos com os meninos e meninas. Espero que venha mais vezes. Adorei a nova professora." Beatriz

" A professora Adelaide contou uma história linda, que ensinou que ninguém deve ter medo de nada nem de ninguém. A professora Adelaide enquanto contava a história fazia-nos festas. A professora Paula tirou fotografias. As duas professoras eram meigas, principalmente a professora Adelaide.
Eu senti-me dentro do bosque. Quando a professora parava um bocadinho, e depois voltava a falar, assustava-nos.
Enquanto a professora contava a história eu senti-me uma criança a perder o medo." Cátia

" A minha opinião é que a Maria, foi muito corajosa. A história foi muito assustadora e engraçada!" Carolina

" A história foi engraçada e a professora também." Leonor

" Gostei da história. O título era simples e a história também. A professora Adelaide contava bem a história com gestos simples.
A história era bonita, criativa e bem pensada." Rafael

" Eu gostei muito porque, a professora Adelaide fazia gestos e às vezes assustava-me. Quando ela fazia como a bruxa que estava a ficar maluca, eu adorava." Maria

" Eu acho que foi muito divertida porque a professora dizia as coisas com entoação e fazía-nos rir. A história foi divertida e quando a professora fazia a voz da bruxa, era muito engraçada!" Jéssica

" Eu acho que foi espectacular, porque a professora fazia gestos e falava como a bruxa. Sempre que ela cá vem as histórias são muito lindas e nós gostamos delas. Às vezes eu sentia-me lá dentro do bosque e até parecia a Maria." Inês
" Acho que a professora Adelaide contou e representou muito bem a história. Fazia gestos engraçados, que tornaram a história mais criativa. Gostei muito!" Rui

" Foi muito bonita e a senhora que contou a história não se enganou. Eu gostei da parte em que os meninos tinham de ir de carrinha para a escola." André

" O texto (história) era assustador, a professora Adelaide era imaginativa e a Maria corajosa. Eu sentia-me arrepiado. O bosque fazia lembrar-me o Halloween e a Casa Assombrada." Rafael

" A professora foi muito realista. A história foi muito bonita e a parte que eu mais gostei foi a do autocarro em que os meninos iam para a escola." Nuno


quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Hora do Conto

Ontem, dia 14 de Janeiro, vieram à nossa escola duas professoras para nos contarem uma história que se chamava “ O Bosque das Sombras”.
Uma professora chama-se Paula Agualuza e a outra Adelaide Ferreira.
Foi a professora Adelaide quem escreveu e contou a história de uma forma muito divertida, ao mesmo tempo que nos ia pregando alguns sustos.
Aqui vão as nossas opiniões:
Gostei muito da história e das professoras. – BrunoVerificação ortográfica
Eu gostei muito da história porque era muito divertida.- Patrícia
Eu gostei muito da história porque era muito assustadora e era sobre uma bruxa.A história era muito gira. – Mariana Reis
Eu gostei da história porque era muito bonita. – João, Miguel, Afonso e Joana Polyev
Eu gostei da história porque era muito bonita.- Pedro
Gostei da história porque era muito gira. – Sérgio, Daniela, Ana, Nuno, Angélica, Leonardo, Joana Silva e Mariana Filipa